O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I. P., abreviadamente designado por ACIDI, I. P., é um instituto público integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa.
O ACIDI, I. P., prossegue atribuições da Presidência do Conselho de Ministros, sob superintendência e tutela do Primeiro-Ministro ou de outro membro do Governo integrado na Presidência do Conselho de Ministros.
Tem como missão colaborar na concepção, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e sectoriais, relevantes para a integração dos imigrantes e das minorias étnicas, bem como promover o diálogo entre as diversas culturas, etnias e religiões.

A missão específica do ACIDI encontra-se consagrada no Decreto-Lei nº 167/2007 de 3 de Maio.

  • Mais Diversidade,
  • Melhor Humanidade.

Comunicado sobre a notícia “Imigrantes enchem as prisões” do Correio da Manhã de 11 de Maio de 2006

11-05-2006
O Jornal Correio da Manhã publicou na sua edição de hoje, dia 11 de Maio, uma notícia com o título "1381 imigrantes nas cadeias portuguesas" e com chamada de capa "Imigrantes enchem as prisões". Tendo tomado conhecimento deste artigo, o ACIME vem emitir um parecer sobre o mesmo, que se apresenta em anexo.

O parecer aborda, não só, o ponto de partida da notícia, como também a a forma como são apresentados os dados divulgados. Para tal são feitas referências a dois estudos publicados pelo Observatório da Imigração da autoria de Hugo Martinez Seabra e Tiago Santos sobre "A criminalidade de estrangeiros em Portugal" e "Reclusos estrangeiros em Portugal".

web engineered by blip.pt