O Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P., Instituto Público
na dependência direta da Presidência do Conselho de Ministros, tem
por missão colaborar na definição, execução e avaliação das políticas
públicas, transversais e setoriais em matéria de migrações, relevantes
para a atração dos migrantes nos contextos nacional, internacional e
lusófono, para a integração dos imigrantes e grupos étnicos, em particular
as comunidades ciganas, e para a gestão e valorização da diversidade entre
culturas, etnias e religiões.

A missão específica do ACM, I.P. encontra-se consagrada no
Decreto-Lei nº 31/2014
, de de 27 de fevereiro

Jornadas Observatório da Imigração – Inscreva-se já!

28-11-2012

Já se encontram abertas as inscrições para mais uma edição das Jornadas do Observatório da Imigração, a realizar no Dia Internacional dos Migrantes, dia 18 de dezembro de 2012.

Promovidas pelo ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), e com um programa diversificado, as Jornadas deste ano terão como destaque a apresentação do estudo nacional “Diagnóstico da População Imigrante em Portugal: Desafios e Potencialidades”.

Este estudo integra a Coleção “Portugal Imigrante”, da qual fazem parte 22 estudos locais de caraterização da população imigrante, com coordenação científica do Prof. Jorge Malheiros e que serviram de base à realização deste estudo.

O estudo nacional traça um diagnóstico global da imigração não comunitária em Portugal do primeiro decénio do século XXI e resulta da aplicação do inquérito nacional a uma amostra de 5.673 imigrantes oriundos de países externos à UE e que também caracterizam os agregados familiares compostos por 13.634 indivíduos, que deram origem a duas Bases de Dados que serão igualmente apresentadas no decurso das Jornadas.

Os estudos que contaram com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), foram promovidos pela Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), caracterizando a população imigrante, bem como os desafios e potencialidades para as dinâmicas de desenvolvimento a nível local nos concelhos envolvidos: Almada; Beja; Castelo Branco; Faro; Guarda; Lousã; Macedo de Cavaleiros; Moita; Montijo; Moura; Oeiras; Ponta Delgada; Vila Nova de Gaia; Trofa; Santarém; Seixal; Sesimbra; Sintra; São Brás de Alportel; Braga - Guimarães; Funchal - Santa Cruz - Câmara de Lobos e Albufeira.

À semelhança de anteriores edições, a iniciativa, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, visa promover o debate e a reflexão em torno da integração dos imigrantes a nível local, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil e todos os interessados, com particular relevância no que respeita ao poder local.


Inscreva-se já através do e-mail seminarios@acidi.gov.pt





web engineered by blip.pt