O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I. P., abreviadamente designado por ACIDI, I. P., é um instituto público integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa.
O ACIDI, I. P., prossegue atribuições da Presidência do Conselho de Ministros, sob superintendência e tutela do Primeiro-Ministro ou de outro membro do Governo integrado na Presidência do Conselho de Ministros.
Tem como missão colaborar na concepção, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e sectoriais, relevantes para a integração dos imigrantes e das minorias étnicas, bem como promover o diálogo entre as diversas culturas, etnias e religiões.

A missão específica do ACIDI encontra-se consagrada no Decreto-Lei nº 167/2007 de 3 de Maio.

  • Mais Diversidade,
  • Melhor Humanidade.

Seminário "Políticas Públicas: A integração dos imigrantes na sociedade de acolhimento através da promoção do ensino/aprendizagem da língua"

13-11-2013

As vagas migratórias que ocorreram no nosso país após o ano 2000, com a chegada de cidadãos imigrantes das mais diversas origens e culturas, mudaram o nosso país tornando-o mais intercultural. Neste processo é imprescindível a aprendizagem da língua como instrumento não só para a comunicação, o entendimento e a partilha, mas igualmente como elemento fundamental para uma plena integração social e profissional. Só o conhecimento da língua da sociedade de acolhimento permitirá a construção de cidadãos de pleno direito, com conhecimento dos seus direitos e benefícios mas também dos respetivos deveres.

É neste contexto, que “a formação linguística faz parte dum modelo de educação que acompanha as mudanças sociais, as questões étnicas, culturais e que tem como finalidade a reconstrução de uma sociedade mais justa, humana e intercultural; é um domínio prioritário na participação do indivíduo na vida civil, cultural e política, sendo a língua do contexto de acolhimento (ensino/ aprendizagem) um direito consagrado na Carta Social Europeia de 1996”. (Grosso, M. J., 2010)

Assim, urge refletir sobre as políticas públicas de integração de imigrantes, nomeadamente as medidas políticas de promoção de aprendizagem da língua e da certificação de competências, que têm por objetivo a promoção de uma política de imigração inclusiva, e ao mesmo tempo, viabilizar uma estratégia de apoio ao acesso e integração no mercado de trabalho no quadro dos objetivos de maior coesão social.

Neste âmbito, o ACIDI, I.P. vai realizar um Seminário sob a temática “Politicas Públicas: A integração dos imigrantes na sociedade de acolhimento através da promoção do ensino/ aprendizagem da língua”.

Neste sentido, vimos por este meio convidar V. Ex.ª a participar no referido seminário, que se realizará no próximo dia 22 de novembro de 2013, em Lisboa, no Sana Metropolitan Hotel  (Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 2) pelo que se anexa o Programa e a Ficha de Inscrição que, deverá ser preenchida na íntegra e devolvida para o seguinte e-mail: ppt@acidi.gov.pt  até ao próximo dia 15 de novembro.

Mais se informa, que este Seminário está sujeito a um número limitado de inscrições, sendo que as mesmas só serão validadas após a receção no e-mail acima identificado da Ficha de Inscrição.

web engineered by blip.pt